Uma noite não apenas para homenagear os alunos dos Cursos Técnico e Superior da FEMA Santa Rosa, mas também para reconhecer a importância destes que exercem uma função fundamental no sistema de saúde, com responsabilidade e comprometimento com o bem-estar dos pacientes. Assim, foi a Roda de Conversa, que ocorreu na noite de quarta-feira (17), no Clube Concórdia.
Com a mediação do enfermeiro e coordenador do Curso de Enfermagem das Faculdades FEMA, Paulo Mix, o evento reuniu Rosa Zorza de Paula, enfermeira, gerente de Enfermagem do Hospital Vida & Saúde e professora da FEMA; Everton Braga de Abreu, técnico de Enfermagem e acadêmico do 9° semestre da graduação em Enfermagem da Fundação; Andressa Schons, enfermeira, egressa da 1° turma de Enfermagem da FEMA e residente em Enfermagem da FUMSSAR; e Sandra Rodrigues Aquino, enfermeira e secretária da Saúde e Assistência Social de Tuparendi.
Na oportunidade, compartilharam suas experiências profissionais, trajetória de vida e relembraram a importância da profissão. Dados do COFEN de abril de 2023 retratam que a enfermagem gaúcha totaliza mais de 140 mil trabalhadores da enfermagem. Destes cerca de 10 mil são auxiliares, 105 mil técnicos e 31 mil enfermeiros apenas no Rio Grande do Sul, que quando somados aos números do Brasil formam uma força de trabalho de mais de 2 milhões e 880 mil de profissionais da enfermagem, sendo a maior categoria de profissionais de saúde no país.
“A necessidade da valorização da enfermagem vai além das palmas ouvidas durante o triste período da pandemia. A valorização perpassa também na efetiva ocupação dos espaços, reconhecendo que esses profissionais possuem o conhecimento necessário e já estão presentes nas diferentes dimensões do mercado de trabalho do setor da saúde. Ela está presente na assistência, na gestão, na pesquisa, na docência e diversos outros ambientes, se apresentando com diferenciais de olhar um holístico, humanista, integral, inovador e propositivo”, destacou o coordenador.
A temática “Enfermagem e seus diferentes campos de atuação” foi um reconhecimento aos estudantes e profissionais de enfermagem, em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemorado na última sexta-feira (12) e ao dia dos Técnicos de Enfermagem comemorado no sábado (20). Vale ressaltar a participação das alunas Djovana e Djuliana com músicas, e da professora Francieli Hammerschmitt com meditação.
A atividade contou com a presença da diretora do Centro Tecnológico Machado de Assis, Mônica Gasparetto; do diretor administrativo, Césio Carlos Albêa; do diretor das Faculdades FEMA, Antonio Ternes; dos coordenadores Ieda Roggia e Paulo Mix; dos alunos, egressos, profissionais, professores e familiares.