Estou com CÂNCER, e agora? Esse foi o tema do Seminário Outubro Rosa, realizado pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), na noite de terça-feira (18), no Clube Concórdia, em Santa Rosa.
Com a mediação da professora Gabriele Schek, Doutora em Enfermagem, os profissionais Adriano Imperatori, Médico Especialista em Mastologia; Edileia Venzke Fischer, Médica da Família e Comunidade; Kamila Lehr, Enfermeira Especialista em Oncologia e Coordenadora do Unacon do Hospital Vida & Saúde; e Camilla Luiza Stracke, Psicóloga Especialista em Oncologia do Unacon do Hospital Vida & Saúde, compartilharam suas experiências profissionais e debaterem sobre a prevenção ao Câncer de Mama.
Na oportunidade, relataram a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama, o qual gera um aumento na taxa de cura. Dentre as formas de detecção precoce do câncer de mama está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. “Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas”, destacaram os profissionais em suas falas.
A plateia, formada por estudantes dos cursos técnicos e superiores, por representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama, e pela comunidade, assistiu uma apresentação teatral, organizada pela Jô Sintonia e Patinação, e ouviu atenciosamente o relato da paciente Liane Wolf e pacientes e as falas dos profissionais da saúde.
Seminário Outubro Rosa foi uma organização da FEMA Santa Rosa, em parceria com o Curso Técnico em Enfermagem e Farmácia e pelo Curso Superior de Enfermagem, com o apoio do Hospital Vida & Saúde.