Dando continuidade ao projeto de extensão “A Experiência Empresarial nas Negociações Coletivas de Trabalho”, o curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) realizou, na última segunda-feira, 19, a segunda fase da atividade, reunindo acadêmicos dos 4º, 7º e 8º semestres.
O encontro teve como destaque a presença do desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), que contribuiu de forma significativa para o aprofundamento dos debates. Nesta etapa, o desembargador apresentou uma explanação sobre o papel das mediações nas convenções coletivas de trabalho, com ênfase na importância da Cultura da Paz na resolução de conflitos. Na sequência, conduziu uma simulação de negociação coletiva de trabalho, assumindo o papel de mediador em um exercício prático protagonizado pelos estudantes, que puderam vivenciar de forma ativa os desafios e estratégias envolvidos em um processo negocial.
Além do desembargador, participaram da atividade a juíza do trabalho Dra. Raquel Nenê Santos, titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rosa, e a professora Msª Rubiane Solange Gassen Assis, Diretora do Foro Trabalhista de Santa Rosa e docente da FEMA, ambas atuando como parceiras e apoiadoras da iniciativa.
O projeto é organizado pelas professoras Msª Rubiane Solange Gassen Assis e Msª Rosmeri Radke, e tem se consolidado como uma importante ação de extensão voltada à formação crítica, prática e estratégica dos futuros profissionais do Direito. Segundo a professora Rubiane, a vivência proporcionada pelo projeto é fundamental para a formação dos estudantes: “Buscamos sempre fazer com que os acadêmicos tenham possibilidades de adquirir conhecimentos que lhes possibilitem um bom desempenho profissional futuro. Para isso, conjugamos aprendizado teórico com atividades práticas que permitam a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos e o desenvolvimento de habilidades que os futuros operadores do Direito serão instados a apresentar provavelmente já no início de suas trajetórias profissionais. O projeto permite o conhecimento teórico a respeito das negociações coletivas e o contato com a realidade dessas negociações no dia a dia das atividades empresariais e sindicais”, destaca.
A proposta busca aproximar os acadêmicos da realidade vivenciada nas relações de trabalho, promovendo a interdisciplinaridade, o entendimento do funcionamento das entidades sindicais e o estímulo à atuação jurídica voltada à mediação e ao diálogo social. Com atividades desenvolvidas no contexto das disciplinas envolvidas, o projeto reforça o compromisso do curso com a qualificação profissional e com uma formação alinhada às demandas atuais da sociedade.