No dia 8 de maio, os alunos do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) participaram de uma atividade prática voltada à compreensão da linguagem não verbal. Sob a orientação da professora Cris Aline Krindges, a turma explorou os conceitos teóricos de linguagem e cognição, com foco especial nos aspectos da comunicação não verbal e sua relevância no contexto terapêutico.
A atividade teve como ápice uma encenação de uma sessão de psicoterapia. Durante a simulação, os participantes puderam observar detalhadamente as expressões corporais, gestos, posturas e entonações, elementos essenciais da comunicação não verbal que influenciam diretamente a dinâmica terapêutica.
Após a encenação, a turma foi convidada a identificar e analisar os elementos da linguagem não verbal presentes, refletindo sobre seus significados e impactos no processo de terapia. A atividade teve como objetivo promover um aprendizado ativo, estimulando os alunos a aplicar os conceitos teóricos à prática clínica, além de desenvolver uma compreensão mais profunda das sutilezas da comunicação entre terapeuta e paciente.
Essa abordagem, que alia teoria e prática, é um dos pilares da metodologia adotada no curso, visando preparar os futuros psicólogos para os desafios do exercício profissional, com uma visão crítica e sensível às nuances da comunicação humana.