Na última semana, os estudantes do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA participaram do primeiro encontro da Aprendizagem Integradora I, que teve como temática central “A Representação Social da Psicologia”, sob a condução das professoras Juliane Colpo e Roseli Bianchi. Com caráter extensionista, o encontro marcou o início de um componente curricular que estimula o estudante a articular teoria e prática, desenvolvendo competências voltadas à tomada de decisões conscientes, à autonomia e ao engajamento com as demandas sociais. A proposta está alinhada ao perfil do egresso do curso de Psicologia da FEMA, valorizando o protagonismo estudantil e a formação integral. Durante a atividade, os acadêmicos foram desafiados a refletir sobre o papel da psicologia na sociedade, a partir de questões norteadoras relacionadas à atuação profissional, à percepção comunitária sobre a área e à importância do autocuidado. A dinâmica envolveu a construção coletiva de “pontes” com materiais recicláveis, o que permitiu observar habilidades como liderança, comunicação, criatividade e gestão do tempo. Em um segundo momento, os estudantes utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial para problematizar um artigo do educador Moacir Gadotti, promovendo uma discussão crítica sobre o papel da extensão universitária. A proposta teve como objetivo estimular o pensamento reflexivo, a análise textual e o uso ético da IA em atividades acadêmicas. A noite foi marcada por intensa troca de ideias, integração entre teoria e prática e valorização dos princípios da extensão. A Aprendizagem Integradora reafirma, assim, o compromisso da FEMA com uma formação acadêmica conectada com a realidade social e comprometida com a transformação humana.
Curso de Psicologia da FEMA promove vivência extensionista com foco na Aprendizagem Integradora
FEMA
13/05/2025












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