A Relação entre Sala de Aula, Professor e Sociedade
Observa-se que o desenvolvimento tecnológico e informacional avança tão rápido que toma uma forma autônoma, incorrendo em dificuldades de acompanhá-lo. Nossa sociedade, conhecida como Sociedade da Informação ou do Conhecimento encontra-se em processo de formação e expansão em meio a um desenvolvimento tecnológico e informacional sem precedentes, em que a informação e o conhecimento produzidos impactam na sociedade.
Temos observado que os artefatos tecnológicos crescem sem controle e a própria sociedade tem dificuldade em acompanhá-los. Nesse contexto, entra o papel da educação que abandona os modelos rígidos e torna-se flexível utilizando as novas tecnologias a fim de preparar os alunos para que eles estejam totalmente inseridos na nova sociedade.
O estudo da história da educação e dos currículos escolares aponta para a necessidade de adaptação de todo o sistema educacional, sem a negação de si mesmo e de cada identidade nacional. Surge, então, a urgência de uma equidade no uso de novas tecnologias na educação. Esse contexto lembra também sobre a conscientização da importância da formação continuada de professores para o uso de novas tecnologias.
A educação precisa estimular a reflexão sobre a realidade, contribuindo, assim, para que a sociedade participe de forma consciente da construção de sua própria história.
A verdade é que as salas de aula, há muito tempo, vem sendo apoiadas pelas inovações, com aulas expositivas, atividades práticas e pesquisas que necessitam do suporte de tecnologias. Assim, percebe-se que a educação sempre foi assimilando os novos suportes que se tornavam disponíveis para a potencialização da ação didática e o professor esteve em desafio constante para manter-se atualizado e acompanhar o ritmo de desenvolvimento desses novos conhecimentos e informações.
Denise Felber Chaves
Coordenadora do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação/GTI
Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.