Sou aluno de Psicologia
O Curso de Bacharelado em Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis-FEMA foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 214, de 29 de maio de 2024, publicada no DOU em 03 de junho de 2024; com 50 vagas anuais, em funcionamento no turno da noite.
O Projeto Pedagógico do Curso parte da compreensão de uma psicologia enquanto ciência e profissão, sustentada na sua ampla base filosófica, epistemológica, histórica, metodológica e científica, respeitando preceitos éticos, teóricos e técnicos.
Assume o compromisso de apresentar uma proposta que assegure um caminho de aprendizagem que promova a articulação dos conteúdos, conhecimentos e práticas em torno dos seguintes eixos estruturantes:
· Fundamentos Epistemológicos e Históricos; · Fundamentos Teórico-Metodológicos; · Fenômenos e Processos Psicológicos; · Procedimentos para a Investigação Científica e para a Prática Profissional; · Interfaces com Campos afins do Conhecimento; · Práticas Profissionais.
A proposta pedagógica para o Curso de Psicologia da FEMA apresenta os eixos estruturantes com um caráter integrado ao desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o perfil do egresso e para a práxis profissional. Dessa forma, pretende-se potencializar as características e requisitos intelectuais básicos, tais como: autonomia, iniciativa, flexibilidade cognitiva, inovação, criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos, ética e um olhar amplo e sensível para o cuidado integral à saúde, visando o manejo e enfrentamento da realidade do trabalho e a humanização da psicologia.
O Projeto considera as condições locais, as peculiaridades regionais e a exigência de novos serviços e recursos para enfrentar as diversas demandas sociais. A FEMA se propõe a formar o profissional destacado a esta demanda, ou seja, um psicólogo generalista, formado na comunidade e para a comunidade.
COORDENAÇÃO
Juliane Colpo
E-mail: jcolpo@fema.com.br
Formação: Bacharel
Modalidade: Ensino Presencial.
Regime: Seriado Semestral.
Endereço de funcionamento do Curso: A Unidade I localiza-se na Rua Santos Dumont, 820, centro de Santa Rosa - RS.
Número de vagas: 50 vagas anuais.
Turno de funcionamento: Noturno.
Carga horária total do curso (em horas e hora/aula): 4.260 horas.
Período de Integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Bacharelado em Psicologia da FEMA tem como objetivo geral proporcionar uma formação humanística e generalista, desenvolvendo uma postura crítica em relação à Psicologia e à realidade social. Esse curso visa preparar os estudantes para uma atuação profissional diversificada em diversos contextos, promovendo a transformação de indivíduos, organizações e do próprio conhecimento científico da Psicologia. Apresenta uma abordagem generalista, assegura o domínio dos fundamentos da área, capacitando o aluno a atuar em diferentes campos de aplicação e a desempenhar funções distintas.
O Curso também tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em diversos segmentos, com especial destaque para os Processos Clínicos e Intervenções em Saúde, bem como nos Processos Organizacionais. Assim, cumpre seu compromisso social, ético e de cidadania, refletindo a tendência da Psicologia de expandir suas áreas de atuação. Os profissionais são preparados para uma participação mais ativa no SUS, nas políticas públicas de saúde, na luta antimanicomial, na defesa da reforma psiquiátrica, em situações de emergências e desastres, nas problematizações da Psicologia Jurídica e Social, na inovação nos processos de gestão e na busca pelo bem-estar dos indivíduos nas organizações, sempre com os cuidados éticos e técnicos exigidos pela formação.
O Curso de Psicologia da FEMA está comprometido com o ensino permeado pela interação dinâmica entre teoria e prática em áreas nomeadas como tradicionais, nas áreas contemporâneas, na defesa dos princípios democráticos, da proteção dos direitos humanos e das políticas públicas. O curso enfatiza a importância de formar profissionais sensíveis e capacitados para enfrentar desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero e de sexualidade, além de combater práticas excludentes e violadoras.
Objetivos específicos:
• Desenvolver competências e habilidades que possam contribuir para uma formação voltada para a transformação social, valores de solidariedade e cidadania, com possibilidade de atuação profissional em diferentes contextos;
• Consolidar uma formação com o compromisso com a construção de uma sociedade democrática, soberana e socialmente justa, tendo em vista a promoção da cidadania, da saúde, da dignidade humana e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, comunidades e organizações;
• Consolidar uma formação generalista, ética e humanitária, que possa responder às demandas no âmbito da Psicologia, na região da Fronteira Noroeste e no contexto de atuação do profissional egresso da FEMA;
• Desenvolver profissionais com capacidade de análise crítica dos fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos, imprescindíveis ao exercício da cidadania e da profissão, com respeito à diversidade pessoal, social, cultural e ética, em consonância com a Declaração dos Direitos Humanos (DUDH) ;
• Fomentar o respeito à ética nas relações profissionais, na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
• Desenvolver e fomentar a prática da construção de conhecimentos científicos e o posicionamento teórico e metodológico no âmbito da ciência psicológica, em articulação com os avanços no campo do conhecimento científico tecnológico;
• Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto a nível individual, quanto coletivo, bem como realizar serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
• Zelar pela imagem e reconhecimento social da Psicologia como ciência e profissão;
• Reconhecer os cenários de atuação em campos emergentes e inovadores da Psicologia, que vão além das tradicionais para fomentar práticas e ações pautadas nas constantes mudanças e transformações da Psicologia enquanto ciência e profissão;
• Reconhecer a diversidade de perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas necessárias para a compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com os campos de conhecimento que permitem compreender a complexidade e a multideterminação do fenômeno psicológico;
• Reconhecer a importância das políticas públicas para garantir o acesso à população aos serviços da Psicologia e promover os direitos sociais, em articulação com os avanços no campo do conhecimento científico;
• Compreender criticamente os fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos de um mundo em crescente processo de globalização, considerando a diversidade regional do país, sua inserção na América Latina e na comunidade de países de Língua Portuguesa;
• Formar psicólogos que atuem visando à integralidade, à equidade, à universalidade, à inter e à transdisciplinaridade nos serviços de saúde, muitos desses princípios norteados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
• Instigar o futuro psicólogo a compreender e manipular a complexidade das relações e intervenções em saúde na atualidade;
• Instigar o futuro psicólogo a compreender e manejar a complexidade de intervenções nos processos institucionais e organizacionais;
• Fornecer capacitação legal para o exercício profissional da Psicologia;
• Incentivar a participação nos Conselhos de Psicologia e demais entidades representativas de classe, consolidando a identidade profissional e o reconhecimento social da Psicologia.
Os objetivos descritos refletem a contribuição que o curso de Psicologia pode oferecer aos estudantes, à comunidade regional e à sociedade em geral, em harmonia com o perfil do egresso que o curso pretende consolidar.
PERFIL DO EGRESSO
A proposta pedagógica do Curso de Psicologia da FEMA pretende constituir um profissional/egresso que seja capaz de analisar, atuar e intervir em diferentes contextos, com domínio de fenômenos e processos psicológicos, voltado para os preceitos epistemológicos, éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social. Além disso, almeja formar profissionais habilitados a trabalhar em equipe e em espaços multi, inter e transdisciplinares, com práticas submetidas às necessidades locais, sociais e aos direitos humanos, fomentando a educação permanente, de modo a atender às demandas emergentes e inovadoras e promover o reconhecimento social da psicologia.
Cabe ainda ressaltar a importância de uma formação que proporcione ao egresso compreender a realidade do contexto social, econômico e político de maneira crítica, criativa e inovadora, que contribua para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania, projetando em sociedades profissionais comprometidas com os processos de transformação social, que visam à melhoria das condições de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações.
O Bacharel em Psicologia, formado pela FEMA, deve desenvolver diversas competências ao longo do curso para ser capaz de atuar nos diferentes contextos profissionais, transformando-se e transformando a ciência psicológica. O curso é voltado para as necessidades de Processos Clínicos, Intervenções em Saúde e Processos Organizacionais.
ATUAÇÃO
O Psicólogo, egresso da FEMA, poderá atuar em diferentes contextos como: Sistema Único de Saúde (SUS), Clínicas Psicológicas, Escolas, Organizações não Governamentais (ONGS), Empresas, Hospitais, Poder Judiciário, Defesa Civil, Institutos de Pesquisa, Docência, dentre outros.