VIOLÊNCIA(S) NO CONTEXTO FAMILIAR E AS REDES DE APOIO E PROTEÇÃO

Projeto Interdisciplinar do Curso de Direito da FEMA

 

A FEMA concretizou um projeto de extensão que abordou o tema “Violência(s) no Contexto Familiar e as Redes de Apoio e Proteção”, organizado pelos docentes Juliane Colpo, Raquel Luciene Sawitzki Callegaro  e Marcelo Lech; e os estudantes do 2º período do Curso de Direito, nos componentes curriculares de Psicologia Jurídica; Direito Constitucional: Fundamentos do Direito Constitucional e Direitos Fundamentais  e Direito Penal: Aplicação  da Lei Penal e Teoria do Crime, com o objetivo de compreender os processos sociais, legais e psíquicos da produção de violências no contexto familiar, tendo em vista que provocam consequências que precisam ser manejadas e enfrentadas em diferentes frentes e por diferentes saberes. Buscou-se conhecer e reconhecer algumas instituições ou organizações que representam redes de apoio e proteção presentes no município de Santa Rosa, voltadas para Infância, Juventude e proteção à Mulher.

Um espaço para promover a escuta, a palavra e a cidadania, criando possibilidades de mudanças de percepções e uma nova consciência da realidade. Estudantes da área do Direito mediados por um debate de cunho social, jurídico, psicológico e educativo, para juntos, projetar possibilidades de prevenção e atuação no enfrentamento de violências contra crianças, adolescentes e mulheres.

Para concretização do projeto, os estudantes e docentes contaram com a participação das seguintes instituições/organizações parceiras: CREAS; CONSELHO TUTELAR; CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL DE ATENDIMENTO À MULHER; DEAM; COMDIM e ASSESSORIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Realizaram visitas técnicas e entrevistas; construíram propostas de ação e apoio; organizaram uma roda de conversa no dia 01/12, na Unidade 3 da FEMA.

A proposta cumpre o papel da interação interdisciplinar e dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social.

A violência é uma questão fundamental a ser discutida na sociedade, devido ao seu impacto nas condições de vida e de saúde da população, especialmente quando acontece no contexto familiar. Nesse âmbito, o Ensino Superior cumpre seu papel formador ao promover contextos de interação e conhecimento da realidade aos estudantes, para que se coloquem como protagonistas de mudança e de transformação social.

NÃO DEIXE O SILÊNCIO FALAR MAIS ALTO, você não está sozinho (a). Contatos da Rede de proteção à Mulher de Santa Rosa: DEAM: 3513-1620 / Delegacia de Polícia: 197/ 3513-6000 / Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher: 3511-5102 / Assessoria de Políticas para as Mulheres:  3511-5137.

Juliane Colpo

Docente e Psicóloga

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA