Os docentes Juliane Colpo, Raquel Luciene Sawitzki Callegaro e Marcelo Lech, em parceria com os estudantes do 2º semestre do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), nos componentes curriculares de Psicologia Jurídica; Direito Constitucional (Fundamentos do Direito Constitucional e Direitos Fundamentais) e Direito Penal (Aplicação da Lei Penal e Teoria do Crime), consolidaram o Projeto de Extensão Curricular com o objetivo de debater e compreender os processos sociais, jurídicos e psíquicos da produção de violências no contexto familiar.
O projeto, que contou com a participação do advogado Rafael Marodim, do CREAS; das conselheiras tutelares, Tânia Castro e Graciele Medeiros; dos representantes do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher - advogado Rafael Marodim, gerente Mariza Oleynek, assistente social Elisabete e Psicóloga Eloísa; da presidente do COMDIM, advogada Kátia Ostapiuk; da coordenadora da Assessoria de Políticas para as Mulheres, Solange T. Griza; e da delegada de polícia, Josiane Froehlich, teve a sua última atividade neste ano no dia 1° de dezembro, com uma roda de conversa sobre o tema Violência(s) no contexto Familiar e as Redes de Apoio e Proteção. Na ocasião, os estudantes e os docentes receberam os representantes do público- participante (redes de apoio e proteção) para a etapa devolutiva e para uma roda de conversa.
A execução do projeto promoveu a escuta, a palavra, as linguagens, criando possibilidades de mudanças de percepção e consciência da realidade. Estudantes da área do Direito mediados por um debate com cunho jurídico, social, psicológico e educativo, projetaram possibilidades de prevenção e atuação no enfrentando das violências contra crianças, adolescentes e mulheres.
“A proposta cumpriu o papel da interação interdisciplinar e dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social”, destacou a psicóloga Juliane Colpo, coordenadora do projeto.