PREVIDÊNCIA PRIVADA É COISA DE JOVEM SIM!

Você já se perguntou... Por que falamos tão pouco sobre educação financeira e previdência privada no Brasil? Poucos são os brasileiros que sabem como poupar dinheiro, mas, entre os jovens, a falta de informação parece ser ainda maior, seja pela ausência de interesse ou até mesmo por desinformação sobre o assunto. Por isso, vamos pensar melhor sobre a importância de programar-se para uma aposentadoria tranquila e confortável, considerando os fatores fundamentais que fazem da previdência privada uma opção prática e viável para o público jovem atual.  Falar sobre dinheiro não deve ser um tabu!

Especialistas em finanças reforçam, cada vez mais, a importância de se discutir sobre educação monetária em escolas, ensinando desde cedo o papel de uma poupança para emergências ou para evitar o surgimento de dívidas, visto que o Brasil ainda é um país que sofre com altos juros de cartões de crédito e financiamentos.  Sendo assim, ensinar a poupar desde cedo é uma estratégia que transforma não apenas o indivíduo, mas a sociedade como um todo, impactando o poder de compra em longo prazo e, consequentemente, a economia.  Muitos jovens, no entanto, desconhecem ou não compreendem o papel da previdência privada, confundindo, muitas vezes, com outros modelos de investimento ou apenas confiando no modelo de previdência social já atuante, que não proporciona a devida qualidade de vida aos aposentados e pensionistas.

Este investimento é de longo prazo e considerado conservador dentro do mercado financeiro, pois não coloca em risco todo o valor que fora investido e garante um lucro satisfatório por meio dos juros compostos. Outro grande benefício da previdência privada, especialmente para os jovens, está na possibilidade de começar a investir a qualquer momento, bastando portar um CPF. Não é preciso estar empregado formalmente no mercado de trabalho para começar a investir e mesmo pequenas quantias já são suficientes para dar start num futuro mais tranquilo e financeiramente seguro, tornando a previdência privada uma solução excelente para empreendedores. Dentre os modelos de previdência privada disponibilizadas hoje, temos o PGBL, recomendado para quem já declara o Imposto de Renda completo, visto que o valor investido é deduzido ao final dos cálculos, aumentando a restituição. Já o VGBL é indicado para pessoas que ainda não declaram renda ou realizam a declaração simplificada e sua principal vantagem é que o desconto do Imposto de Renda é feito apenas sobre os rendimentos do valor que foi investido. Mais do que poupar, é preciso saber investir!

Recomenda-se, assim, que, ao invés de estabelecer um valor fixo, o jovem dedique uma porcentagem de seu pagamento para a previdência privada. Dessa forma, quanto mais alto for o salário, maior será o valor investido. Além disso, criar o hábito de investir pode facilitar o alcance de sonhos como: viagens, bens materiais, a casa dos sonhos e outras infinitas oportunidades que certamente surgirão ao longo da vida. Se você é jovem, comece agora! Mas, se você ainda não começou a investir, saiba que nunca é tarde para começar.

Daniel Augusto Strieder Hübner

Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis

Docente Esp. Uziel Damaceno Pinto

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA