METODOLOGIA REVERSA: O QUE É?  

 

      A Metodologia Reversa é uma abordagem que consiste em começar pelo resultado final desejado e, a partir disso, trabalhar para identificar os passos necessários para se chegar lá. Ela é utilizada em diversos contextos, incluindo projetos de pesquisa, desenvolvimento de produtos, solução de problemas e tomada de decisões.

      Uma das principais vantagens da Metodologia Reversa é que ela permite que se estabeleçam objetivos claros e mensuráveis desde o início do processo. Isso facilita o planejamento e a monitorização do progresso, permitindo que se façam ajustes e mudanças conforme necessário. Além disso, a Metodologia Reversa incentiva a criatividade e a colaboração, pois permite que se explorem diferentes possibilidades e soluções para chegar ao resultado final desejado.

      Outra vantagem da Metodologia Reversa é que ela permite que se tenha uma visão mais ampla do problema ou do projeto. Ao começar pelo resultado final, é possível identificar quais são os fatores críticos de sucesso e, a partir daí, trabalhar para garantir que esses fatores sejam considerados em todas as etapas do processo. Isso pode aumentar significativamente a chances de sucesso do projeto ou da solução proposta.

      A Metodologia Reversa também pode ser utilizada para solucionar problemas complexos e de grande escala. Ao começar pelo resultado final, é possível identificar quais são os obstáculos mais importantes e trabalhar para superá-los. Isso pode ser especialmente útil em contextos em que é preciso tomar decisões com base em informações limitadas ou incertas.

      Em síntese, a Metodologia Reversa é uma abordagem útil para estabelecer objetivos claros, incentivar a criatividade e a colaboração e solucionar problemas complexos. Ela pode ser utilizada em diversos contextos e para diferentes finalidades, desde o desenvolvimento de produtos até a solução de problemas de grande escala.

Dr. Nedisson Luis Gessi

Me. Denise Felber Chaves

Coordenadores da

Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação – IATI

Faculdades Integradas Machado de Assis/ FEMA