Com a implementação do Novo Ensino Médio, a Escola FEMA oferece, desde o ano passado, a disciplina Projeto de Vida: uma espécie de programa para ajudar os jovens a se conhecerem melhor e a tomarem decisões pessoais e profissionais. Ministrada pela professora Rochelli Colossi Ziembowicz, as aulas são firmadas em três pilares: pessoal (aprender a lidar com os próprios sentimentos, respeitar seus limites, descobrir sua identidade, detectar suas principais habilidades e dificuldades, identificar seus desejos); social (refletir sobre sua relação com familiares e colegas, pensar em formas de ajudar a comunidade, entender a realidade do seu entorno); e profissional (decidir sobre como pretende entrar no mercado de trabalho, decidir se quer cursar uma graduação ou curso técnico, enfim, pensar em uma carreira para o futuro).

 

            Para que isso seja vivenciado na prática, Rochelli, ao longo do ano, prepara aulas especiais aos alunos. Nesta, os estudantes foram até a FEMINHA para relembrar o que foram, para pensar em como estão e, também, para refletir sobre o que gostariam de ser. “Queria que eles vivessem experiências que pudessem fazer sentido. Por isso, saímos da sala de aula, compartilhamos um café da manhã, já que culturalmente a comida está associada a felicidade e a celebração, e falamos sobre a vida e os sonhos. Por fim, cada estudante escreveu no balão o seu sonho e jogou para o alto (não podiam deixar cair). Com isso, pude falar com eles sobre os desafios, ou seja, que a gente não alcança nada sozinho, e que assim como precisamos dos outros, eles precisam de nós para conquistar os sonhos”, destacou Rochelli.

 

A atividade teve como tema a FELICIDADE, que estava prevista no livro didático utilizado pela Escola. Já a oferta de “Projeto de Vida” está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento que estipula o conteúdo e as habilidades que devem ser desenvolvidas pelas escolas).