Ana Julia Brutti de Souza, acadêmica do 5° semestre do Curso de Direito, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), é criadora da conta “Direito em Detalhes”. E aí vem a pergunta: por que uma estudante resolve criar uma página de estudos no Instagram? A resposta é simples: você já parou para pensar quanto tempo gasta na internet? Seja para assistir filmes e séries, fazer compras ou, simplesmente, para navegar nas redes sociais, é fato que as pessoas passam cada vez mais tempo online. Aliás, pesquisas comprovam que os brasileiros passam mais da metade de suas vidas conectadas.
Então, surgiu a ideia de oferecer ao público um material que auxiliasse nos estudos e que mostrasse a rotina de uma jovem estudante, que sempre quis cursar Direito. “Sou completamente realizada com a minha escolha, amo meu curso, tenho referências boas na área, tanto na faculdade, como no estágio”, destacou Ana, que estuda por resumos coloridos, como uma forma de memorizar melhor o conteúdo.
A proposta é recente, desde agosto de 2022, mas com o propósito de ajudar estudantes com tópicos importantes e que futuramente irão cair em provas de concursos públicos e na OAB. “Confesso que tinha receio de ter a página, mas recebi apoio de minha família e de minhas amigas. Sinto que as pessoas gostam bastante do studygram, e sou feliz por isso”, comentou.
Ana recebe diariamente mensagens de pessoas que estão na faculdade. Pedem dicas de como organizar o tempo de estudo, de como fazer resumos e dos livros de doutrina que utiliza para estudar. “Recebo muita mensagem de carinho e de agradecimento, pois sinto que de alguma forma ajudo as pessoas, e isso é muito gratificante, já que não esperava tamanha repercussão”. Com apenas 8 meses no ar, o perfil já tem quase 3mil seguidores.
As redes sociais não precisam ser vistas apenas como distração. Há muito conteúdo de qualidade e um deles, feito e produzido por uma acadêmica da FEMA. A visita ao perfil @direitoem.detalhes pode ser uma boa maneira de se preparar para as provas, enquanto se diverte conectado.
Enquanto a futura bacharel em Direito decide qual área seguir profissionalmente, divulga seus resumos com o “mundo”. Afinal, a internet rompe fronteiras.