DESIGN CRADLE TO CRADLE (DO BERÇO AO BERÇO) – LOGÍSTICA REVERSA

            O Design Berço ao Berço é conhecido como uma estrutura para criação de produtos com um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais. Esse conceito traz novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem e prioriza insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Conceito relativamente novo, o Design Berço ao Berço surgiu a partir de um livro, considerado também como um manifesto. Foi publicação, no ano 2002, pelo arquiteto americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart.

O objetivo é a circulação de todos os materiais como nutrientes, em ciclos biológicos ou técnicos. Produtos de consumo que entram em contato com sistemas naturais, como cosméticos e detergentes, devem ser formulados desde o início tendo em mente um retorno seguro à biosfera. Equipamentos contendo elementos raros, não renováveis ou potencialmente tóxicos, por sua vez, devem ser desenhados para reutilização contínua na esfera tecnológica, sem contaminações e sem desvalorização.

O conceito “do berço ao berço” que tem como base a economia circular, um sistema que vem sendo muito abordado na mídia e em estudos recentes, inclui a logística reversa como fator de sucesso ao sistema, potencializando e ampliando os retornos dos resíduos para os processos produtivos, tanto para resíduos perigosos como para não perigosos, como forma de minimizar a geração dos mesmos. Se tornarmos como prática, a concepção de produtos capazes de voltar ao berço (processo produtivo) e associarmos a obrigatoriedade da logística reversa ao final da vida útil do produto, torna-se promissora a eliminação de resíduos. No Brasil, a lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que alterou a lei nº 9.805, trouxe ênfase e obrigatoriedade abrindo caminho para a logística reversa e melhorias com a criação de produtos mais sustentáveis.

Assim, este conceito é um belo exemplo para pensarmos em inovação, desenvolvimento, continuidade e preservação, desenvolvendo “Eco sistemas” mais duradouros com capacidade de trazer equilíbrio e bem estar a todos. 

Prof. Me. Lauri Aloisio Heckler

Docente dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA