Uma experiência valiosa na FEMA. O Círculo de Construção de Paz foi oferecido durante a Formação Continuada para professoras e monitoras da Educação Infantil (FEMINHA). Ministrado pela facilitadora Tatiana Rangel Magedanz, o círculo foi formado, encorajando cada participante a caminhar em direção do seu melhor como ser humano.

Dentre as práticas exercidas no encontro, prevaleceu o respeito, a igualdade, a empatia, a solução de problemas, o autocontrole e a liderança compartilhada. “A prática da fala e da escuta ensina as pessoas a serem protagonistas na transformação dos seus conflitos”, destacou Tati.

 

Sobre os Círculos de Paz

 

A iniciativa, inovadora e uma das pioneiras no Brasil, foi criada pela professora e pesquisadora norte-americana Kay Pranis, uma das maiores referências mundiais nesse tema.

 

Nos Estados Unidos, Kay desenvolve treinamentos de processos circulares em escolas, presídios, empresas, igrejas e comunidades, comprovando o funcionamento da metodologia. O programa Escola + Paz foi criado para complementar o atendimento aos jovens nos territórios do POD, em Porto Alegre, Viamão e Alvorada. Junto com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar e em parceria com a Ajuris, o projeto trabalha círculos de paz e a Justiça Restaurativa dentro das escolas, que são o ponto central para as transformações culturais das comunidades.