A MONITORIA E O FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

Compartilhar conhecimentos com os nossos pares não é apenas um ato de generosidade intelectual; é, sobretudo, uma forma de retroalimentação do processo de ensino e de aprendizagem, consolidando e aprofundando o nosso próprio entendimento. O Programa de Monitoria Voluntária das Faculdades se incumbe de tal tarefa, como um pilar de crescimento pessoal e profissional, revelando-se uma experiência de inestimável valor e de potente transformação. A troca de experiências na academia, embasada no ensino e na pesquisa, sustenta a evolução, tanto na jornada individual, quanto na coletiva. No contexto acadêmico e profissional, tal prática é de singular importância, pois cultiva um ciclo profícuo de aprendizado, de inovação e de aperfeiçoamento, com o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Dessa forma, potencializando os saberes, fortalecemos as bases para a construção de um ambiente mais colaborativo e inclusivo, onde o conhecimento não se esgota, mas se expande a cada partilha, multiplicando-se em sua essência. Exercendo a monitoria, contribuímos para a criação de um espaço dialógico e de aprendizagem participativa, que permite, ao mesmo tempo, despertar habilidades acadêmicas, interpessoais e um apurado senso de responsabilidade. O crescimento é uma via de mão dupla e contínua, sendo o alicerce dessa jornada de aprendizado mútuo. A FEMA, ao oferecer a oportunidade do Programa de Monitoria, não somente enriquece a caminhada acadêmica, com a dedicação e o zelo individuais, como também forja um compromisso com a excelência na educação jurídica, por meio desta ferramenta, que fomenta o crescimento inter-relacional. A monitoria emerge, sem dúvida, como um importante meio para fortalecer a comunidade estudantil e para incentivar o surgimento de lideranças.


Jackeline Pretto Trilha - Acadêmica do Curso de Direito

Dra. Bianca Tams Diehl - Orientadora e Coord. do Curso de Direito

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA