A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CONTEMPORANEIDADE
A inteligência emocional, introduzida por Daniel Goleman, estuda a consciência e a compreensão das emoções, desempenhando um papel fundamental no sucesso pessoal e profissional. É de suma importância que uma pessoa que possui a sua inteligência emocional controlada, consiga lidar com problemas básicos do dia a dia, para conquistar qualidade de vida. Os quatro pilares que fundamentam a inteligência emocional são: autoconhecimento, autorregulação, habilidades sociais e empatia. O autoconhecimento ajuda a compreender nossas próprias emoções, forças, fraquezas e agir de acordo com os objetivos e princípios, representando, assim, a capacidade de autorregulação. As habilidades e a empatia abrangem a interação com os outros, desde a compreensão dos sentimentos até a maneira como é conduzido o relacionamento com pessoas novas. Esses aspectos promovem, ao indivíduo, um crescimento pessoal significativo e auxilia no desenvolvimento de um ambiente positivo. Durante o período da graduação, aperfeiçoar a inteligência emocional é um investimento fundamental, pois os estudantes enfrentam não apenas questões emocionais, mas, também, precisam lidar com os desafios que os novos conteúdos estudados apresentam. Esses desafios podem ser abordados de forma construtiva, levantando oportunidades úteis. Na tomada de decisões sobre trabalhos em grupo ou apresentações, uma comunicação clara e assertiva e a capacidade de pensar nas consequências emocionais são essenciais. Isso permite que haja troca de ideias e informações entre os membros do grupo, garante que todos estejam alinhados com os objetivos e tarefas a serem realizadas, facilitando, dessa forma, um resultado satisfatório. Conclui-se, portanto, que investir no aprimoramento da inteligência emocional durante a graduação não é apenas benéfico, mas também essencial para enfrentar os desafios acadêmicos e emocionais. As habilidades sociais e a capacidade de compreender e controlar as emoções ajudam a criar um ambiente de aprendizado positivo. Além disso, prepara os alunos para lidar com os desafios da vida profissional de forma eficiente e com resiliência. As instituições de ensino podem contribuir significativamente para o sucesso pessoal e profissional dos alunos ao abordar essa temática no currículo acadêmico e incentivar práticas que desenvolvam essas habilidades.
Acadêmicas: Diana Eduarda Link (CC); Jênifer Goetz (ADM)
Professora Me. Camila Câmara Disciplina: Psicologia nas Organizações Cursos de Administração e Ciências Contábeis
Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA