Os seres vivos constituem-se de variadas formas e aprofundar um estudo sobre essas questões é perceber a capacidade que o ser humano tem enquanto pertencente a essa espécie. O sujeito, ao ser colocado em contato com o mundo, apropria-se das coisas que lhe são dadas. E a sua capacidade de apropriação depende dos estímulos criados ao longo de seu desenvolvimento. Assim, emerge o papel do professor, capaz de criar a necessidade do estudo no estudante e, com isso, contribuir para com o seu desenvolvimento. Eis que surge a Linguagem como parte importante nesse processo, pois a partir da leitura, escrita, compreensão e oralidade, o estudante pode desenvolver o pensamento de forma mais plena.

Para Leontiev, a linguagem, no aparecimento da consciência humana, é vista como uma forma de ação, um suporte de generalização consciente da realidade, é a possibilidade de abstração. Por meio da linguagem, o homem apropria-se das coisas do mundo exterior a fim de satisfazer suas necessidades e designa o que essas coisas são nas experiências práticas.        

A linguagem, à luz de Leontiev, é um processo dinâmico e, na sua interação com o pensamento, é verbalizada, posteriormente, transformada e adquirida de forma escrita. O ato de escrever vai além do conhecimento das letras, é a representação simbólica da realidade nas diferentes áreas do saber. O ler e o escrever são ferramentas importantes no desenvolvimento do sujeito. Reflete-se, desse modo, a importância do professor e das atividades propostas no processo de ensino e aprendizagem.

No dia 15 de outubro, dia do professor, nada mais adequado do que pensar sobre o papel e o lugar desse profissional que, ao contrário do que muitos dizem, tem muitos desafios e responsabilidades para com a educação. Parabéns a todos educadores que conseguem aliar teoria a sua prática, que fazem do ensinar e aprender momentos de transformação. Parabéns especialmente aos colegas da FEMA, que todos os dias vivenciam a arte do ensinar e do aprender e, que motivados pela linguagem de suas áreas, fazem a melhor prática pedagógica.

 

Prof.ª Dra. Mariel da Silva Haubert

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE.

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA